7º Convívio da CART 2731


Coimbra, 5 de Junho de 2010, 11 horas. No local da concentração, junto à entrada do “Portugal dos Pequenitos”, os elementos da organização, o Guinapo e o Fernandes, lá estavam. Pontuais, como sempre os conhecemos. Alguns ex-combatentes já os acompanhavam. Outros, mais retardatários, iam chegando a conta-gotas. Por volta do meio-dia, finalmente as tropas estavam reunidas. Os participantes no convívio, ex-combatentes, familiares e amigos, ultrapassavam as seis dezenas. Mas, houve uma ausência que foi imediatamente notada. Nunca tinha faltado a nenhum convívio e em todos eles era sempre um dos principais animadores. Era o Gonçalves. Infelizmente, deixou-nos prematuramente. Já não está entre nós.

Mas caro AMIGO lá onde estiveres também para ti foi certamente um dia diferente. Embora não estivesses fisicamente connosco foste condignamente representado pela tua esposa e estiveste sempre presente no nosso pensamento. A tua esposa é uma mulher de elevada estatura moral e grande coragem como não haverá muitas. Apesar da sua dor e do seu grande infortúnio, fez questão de estar presente em tua representação. Em nome dos organizadores e de todos os restantes ex-combatentes que estiveram presentes o nosso profundo agradecimento. Bem-haja e que Deus a conserve por muitos e bons anos. Queremos que continue a ser uma presença assídua nos nossos futuros convívios. Tu, amigo Gonçalves, bem mereces.

Reunidas as tropas, deu-se início à operação superiormente planeada pelos elementos da organização, ou seja o cumprimento do programa previamente estabelecido. Em primeiro lugar, rumámos ao monumento dos “Heróis do Ultramar” para aí depositar uma coroa de flores em homenagem aos heróis da CART 2731 e recordar os nossos dois elementos mortos em combate e aqueles que depois do nosso regresso a Portugal também já partiram. Dos mortos em combate, um deles foi abatido por um prisioneiro inimigo de forma trágica e perfeitamente evitável. Coube ao Guinapo anunciar os seus nomes, mas, emocionado, a sua voz embargou-se e não conseguiu fazê-lo, passando a palavra ao Fernandes. Foi um sinal de grande nobreza, porque só se emociona quem tem sentimentos e só os grandes Homens os têm.

Seguiu-se uma visita guiada por um excelente cicerone, o ex-furriel Fernandes, à Universidade de Coimbra, ex-líbris da cidade. Aproveitámos a oportunidade para tirar algumas fotografias, para mais tarde recordar este dia inesquecível. Depois de uma volta pela cidade, por volta das 2 horas da tarde, quando os nossos estômagos já começavam a reclamar, eis que tocou a reunir para o rancho. O repasto teve lugar no restaurante “A Tricana”, onde fomos maravilhosamente servidos, com música ao vivo. Durante a refeição, como é costume nestes eventos, divertimo-nos, planeou-se novo convívio e foi nomeada democraticamente sem direito a voto a próxima comissão organizadora. Estão de parabéns os colegas Aníbal e Vicente a quem coube a honrosa tarefa de organizar o próximo evento, no Algarve, em 2011. Podem desde já contar com o nosso apoio incondicional.

Para os organizadores deste convívio, os nossos parabéns e o nosso muito obrigado, pela excelente organização e pelos inesquecíveis momentos que nos proporcionaram. Bem-hajam.

Estive este último fim de semana em Coimbra, com a minha família, e passámos pelo restaurante “A Tricana”, que já tinha encerrado após o almoço. Apesar disso, a gerência permitiu-nos que entrássemos e estivémos na conversa vários minutos, recordando aquele almoço de 2010. Confirmamos a óptima impressão que já tínhamos daquele estabelecimento e, em nossa opinião, as pessoas entram ali como clientes e saem como amigos. "A Tricana" é um restaurante que recomendamos vivamente.

Última actualização em 2015/07/15
Franquelino Santos, Ex- Furriel Mil. da CART 2731