Reencontros


Uma caldeirada em Setúbal foi o pretexto, mas o objectivo principal foi juntar ex-camaradas da 1ª Companhia do Batalhão de Artilharia 6321, que prestaram serviço em Angola, entre Setembro de 1973 e Março de 1975. Estiveram presentes 11 ex-combatentes e 2 convidados.

Eu, apesar de não ter prestado serviço naquela Companhia, fui um dos convidados, por amabilidade do Bento, do Jorge e do "Setúbal", a quem agradeço o excelente convívio que me proporcionaram. Para mim foi um emorme prazer poder conviver durante algumas horas com aquele excelente grupo. Bem hajam.

Entre mim e os elementos do BART 6321 existe um elo de ligação muito forte, ambos estivemos instalados no mesmo quartel, no Luvuei. Eu em Maio e Junho de 1971 e eles cerca de dois anos mais tarde.

Calcorreámos os mesmos trilhos, dormimos nas mesmas matas, passámos pelos mesmos perigos. Contudo, da nossa passagem pelo Luvuei não recordamos só as dificuldades, o isolamento e os perigos a que estivemos expostos. Recordamos, também e sobretudo, os bons momentos e as alegrias que ali tivemos. São esses momentos bons e essas alegrias que, com muita saudade, guardaremos para sempre na nossa memória.

Voltando ao pretexto que nos levou a Setúbal, verifiquei que, apesar da crise que atravessamos, ainda há bons "tachos". Desta vez não foi só um a beneficiar do "tacho", fomos todos. E que maravilha estava a caldeirada. O nosso amigo "Setúbal" provou mais uma vez que é um génio a cozinhar. Já tinha dado provas disso há dias em Armação de Pêra, no Algarve, a cozinhar camarões, mas esta caldeirada estava divinal. Nem era necessário que o "oficial dia" fizesse a prova, porque assim é impossvel haver "levantamentos de rancho".

Depois do almoço, o tema da conversa não podia ser outro, a guerra colonial, nomeadamente a passagem pelo Luvuei. Diz-se que recordar é viver e parecia que, num ápice, homens na casa dos sessenta anos de idade tinham retrocedido quase quarenta anos e voltaram aos vinte e poucos anos, tal era o entusiamo e alegria nos olhos que demonstravam ao recordar cenas daqueles tempos.

Por volta das cinco da tarde tocou a destroçar, voltámos à realidade, e cada um de nós rumou às suas casas, provalvelmente, já com saudades deste excelente convívio, desejando que o próximo chegue rapidamente.

Resta-me agradecer mais uma vez o vosso convite e a excelente confraternização que me proporcionaram.

Última actualização em 2011-10-01
Franquelino Santos, Ex- Furriel Mil. da CART 2731